11 de dezembro de 2012

Eu não faço compras: faço uma estratégia de guerra! [1]

Se até a nossa amiga Lady Gaga 
vai ao mercado,
 como fugir?
Eu sempre odiei supermercado, enrolava para comprar qualquer coisa. Só que, quando a casa é sua, ou você faz compras ou não come. 

Como sou um ser à beira de neuroses, tenho pavor de desperdício. Logo, antes mesmo de casar eu já fuxicava modos de:

- Agilizar as compras
- Gastar menos do meu rico dinheirinho
- Evitar coisas mofando no armário








Eis o que descobri...




Primeiro passo: o que comprar

Compras de mês só de secos e itens de limpeza (isto está prestes a acabar). Legumes, frutas e verduras compramos em hortifrútis e no Naturalmente Orgânicos semanalmente.



Segundo passo: autoconhecimento: 

Nada de ir sem saber o que comprar! Lista para que te quero . Procurei alguns modelos e o que mais se encaixou na minha realidade foi o da Bbel. Nele, você coloca a quantidade de alimentos que têm de estar na sua estante (depois de uns dois meses você pega o jeito), o quanto você tem de comprar no mês e preço. Assim, você pode comparar o quanto gastou nos meses anteriores e tenta não ter sustos orçamentários.
Minha amada lista de compras


A lista auxilia a deixar o ato de comprar mais rápido, além de realmente não deixar comida estragando. Também, já observei que minhas compras são relativamente mais baratas do que de amigos próximos.

Além disso, não fico igual a uma ave perdida gritando pelos corredores “Amor, precisa de açúcar?” ou “Ainda tem desinfetante em casa?”. Ah(!) se as pessoas soubessem como eu ODEIO isso.. 

Encartes e mais encartes
Terceiro passo: conheça o inimigo
Busque ofertas!!! Na semana das compras (geralmente a segunda do mês), saio igual uma louca pegando encartes de todos os supermercados. 


Quarto passo: a primeira batalha

É hora de ir ao mercado. Sempre vou ao mesmo, que cobre as ofertas da concorrência de verdade. Já decorei as prateleiras e já identifico o que preciso na lista. Simples assim...



Simples nada! Porque eu fico lendo rótulos, procuro saber se testa em animais, etc, etc. Os produtos de limpeza, então, me dão arrepios! Mas a minha dependência química para casa limpa está para mudar...


Super Ecobag: uma das melhores coisas 
que já comprei na vida!



Depois, é só enfrentar a fila, guardar as compras nas super sacolas - daquelas que encaixam no carrinho vão direto para a mala do carro, uma das melhores compras que já fiz na vida-, aproveitar o desconto por não usar sacolas plásticas (tem dado em média uns R$ 0,85) e seguir para casa. 







Bem, aí começa outra parte da estratégia de guerra, porém, é papo para outro post.